Apple WatchNotícias

Homem cai em rio congelado nos EUA e é salvo com a ajuda do Apple Watch

Histórias sobre o Apple Watch ter mudado a vida das pessoas estão se tornando cada vez mais frequentes, e dessa vez o relógio inteligente da Apple ajudou um homem a salvar sua vida em Somersworth, no Estado de New Hampshire (EUA). William Rogers caiu no gelo no último domingo (7) e as coisas poderiam ter sido ainda piores se ele não estivesse usando seu Apple Watch.

Conforme noticiado pelo canal de TV local WMUR, Rogers é professor de patinação no gelo há muitos anos, mas isso não o impediu de cair no rio Salmon Falls em Somersworth quando o gelo quebrou. O professor de patinação ficou na água por vários minutos sem conseguir sair de lá. Embora tentasse não entrar em pânico, ele descreveu a sensação de afundar na água gelada como “terrível”.

“A primeira coisa que eu fiz foi tentar caminhar sobre o gelo sabendo que eu precisava sair da água o mais rápido possível e o gelo continuava quebrando debaixo de mim”, disse Rogers. Ninguém estava por perto e ele não conseguia alcançar seu telefone”. Ele ficou na água por vários minutos até começar a ter hipotermia. “Lembro-me de dizer a mim mesmo: ‘OK, não entre em pânico. Não entre em pânico. Descubra quais são suas opções aqui”, comentou.

Embora Rogers não conseguisse alcançar seu celular, ele se lembrou que estava usando o Apple Watch. Ele rapidamente usou o relógio para acionar o serviço de emergência, o que definitivamente ajudou a salvar sua vida naquele dia. “Eu disse a eles que provavelmente tinha 10 minutos antes de não poder mais responder”, disse Rogers na chamada. Os bombeiros chegaram no local em cerca de 5 minutos.

“Sou muito grato por eles. Portanto, agradeço a essas pessoas. Eu lhes agradeço”, disse Rogers. “[Ele] manteve sua perspicácia sobre ele. Ele permaneceu calmo e fez o que tinha que fazer para garantir sua sobrevivência”, disse o Chefe George Kramlinger do Corpo de Bombeiros de Somersworth. Nesta época do ano, os bombeiros dizem que ir para o gelo é como uma aposta, especialmente nos rios. “É realmente uma situação perigosa entrar no gelo e, como eu disse, neste momento, nenhum gelo é seguro”, disse Kramlinger.

O Apple Watch tem um recurso chamado SOS de Emergência que liga automaticamente para o serviços de emergência local quando o usuário pede à Siri ou se o relógio detecta uma queda brusca. Alguns destes recursos também podem ser habilitados no iPhone. Há também outros recursos importantes como o aplicativo ECG, que ajuda os usuários a identificar doenças cardíacas potenciais.

A reportagem completa sobre a história de William Rogers está disponível em vídeo no site da WMUR.


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.