Sem muito alarde, a Apple confirmou hoje por meio de seu site oficial que o iMac Pro — anunciado na WWDC 2017 — chegará às lojas na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro. O computador é uma nova versão do iMac “tudo-em-um” com especificações voltadas aos usuários que realizam trabalhos mais intensos, como edição de vídeo e animações em 3D.
O modelo de entrada, com processador Intel Xeon de oito núcleos, 1TB de armazenamento em SSD, 32GB de memória RAM e processador gráfico AMD Vega de 8GB será vendido nos Estados Unidos por 5 mil dólares — algo em torno de R$16.500 em conversão direta na cotação atual. Vale lembrar que todos os modelos contam com uma tela de 27 polegadas com resolução 5K, câmera frontal Full HD, quatro microfones embutidos e conexão USB-C com tecnologia Thunderbolt 3.
Recentemente, descobriu-se que o iMac Pro conta também com um processador A10 ARM da Apple, presente em iPhones e iPads, embora a utilização prática dele no computador ainda não esteja clara.
Também será possível adquirir o iMac Pro com o processador Intel Xeon de dez, quatorze e dezoito núcleos — as duas últimas opções, porém, só estarão disponíveis em 2018. O computador foi lançado exclusivamente na cor cinza espacial, assim como os acessórios que o acompanham — cabos, teclado e mouse sem fio da Apple.
A Apple enviou o iMac Pro antecipadamente para alguns youtubers, fotógrafos, editores e até mesmo engenheiro, que elogiaram muito o desempenho da máquina junto com todo o seu conjunto. Confira abaixo os primeiros vídeos sobre o computador.
Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento ou até mesmo de preços no Brasil. Considerando o valor inicial lá fora, é difícil esperar que o iMac Pro irá chegar aqui por menos de 30 mil reais.