O Instagram lançou hoje (7) uma atualização para o aplicativo do iPhone com suporte ao novo Modo Escuro do iOS 13. A rede social de fotos pertencente ao Facebook é mais um que entra para a lista de apps que oferecem compatibilidade com o novo tema disponível para iPhones e iPads.
Para utilizar o Modo Escuro no Instagram, basta estar na última versão do app (114.0), que pode ser transferida através da App Store. O iPhone precisa estar rodando o iOS 13. O Modo Escuro pode ser ativado através da Central de Controle ou também no app Ajustes do sistema. Saiba mais sobre o assunto em nossa matéria especial.
Vale lembrar que o aplicativo do Instagram irá seguir o tema utilizado pelo iOS. Ou seja, se você estiver utilizando a interface clara, o Instagram vai utilizar o tema claro e vice-versa. Ainda não há como configurar um tema independente do sistema dentro do aplicativo.
Caso você ainda não tenha o aplicativo do Instagram instalado, pode transferi-lo através desse link da App Store.
Suporte ao Modo Escuro no Facebook e WhatsApp
O aplicativo do Facebook também receberá uma interface escura até o final do ano, que foi anunciada no evento de revelação das mudanças de design do versão web e mobile da plataforma. Não existe uma previsão para que esse atualização seja disponibilizada. Porém, com a chegada do Modo Escuro para o Instagram, o novo tema do Facebook deve ser liberado em breve.
O WhatsApp, aplicativo de mensagens extremamente popular no Brasil, também deve receber uma atualização em breve, que atualmente está em fase de testes. Essa versão também traz suporte ao Modo Escuro do iOS 13, porém ainda não há uma data exata para o lançamento.
Saiba como atualizar aplicativos no iOS 13
Como em toda versão nova do iOS, diversas mudanças foram feitas pela Apple por todo o sistema operacional do iPhone e iPad. Desta vez, com o lançamento do Apple Arcade — o serviço de jogos por assinatura da empresa —, o aplicativo da App Store no iOS 13 e no iPadOS passou por algumas mudanças no quesito de atualização dos aplicativos.
Por conta dessas modificações, a aba de Atualizações foi movida para a tela Conta, que pode ser acessada ao tocar no botão com a foto de perfil do ID Apple no canto superior direito da tela. Ali aparecem os aplicativos que foram atualizados recentemente ou que contam com uma nova versão disponível.
Nessa mesma tela também é possível ver informações sobre o ID Apple registrado no aparelho, consultar compras anteriores, resgatar códigos promocionais e cartões-presente (que agora também estão disponíveis no Brasil) ou configurar as recomendações personalizadas de aplicativos.
Os apps que estão na aba Atualizações agora podem ser excluídos ao deslizar o dedo para esquerda em cada um deles, sem a necessidade de voltar para a tela de Início do aparelho. Também é possível pressionar um dos aplicativos da lista para abrir uma prévia da sua página na App Store, sem ter que carregá-la totalmente.
Para buscar novas atualizações, basta deslizar o dedo para baixo na tela e as versões mais recentes dos aplicativos serão exibidas na lista, caso estejam disponíveis. Vale lembrar que você também pode ativar as atualizações automáticas no menu “iTunes Store e App Store” do aplicativo Ajustes do iPhone e iPad.