DestaquesiOSiPhoneRumores

iOS 12 já está sendo preparado para iPhone com tela maior de 6.5″ [atualizado]

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Já não é mais novidade saber que a Apple pretende lançar uma versão maior nos moldes do iPhone X neste ano. Desde o início do ano, algumas especulações cogitam uma tela de aproximadamente 6.5 polegadas com resolução de 1242 x 2688 pixels. O site BGR chegou a corroborar essa informação após receber alguns acessos de um iPhone com essas características. Agora, nós descobrimos que, de fato, o iOS 12 já está sendo preparado para este novo iPhone maior.

Para comparação, o iPhone X atual possui uma tela OLED de 5.8 polegadas com resolução de 2436 x 1125 pixels, somando 458 pixels por polegada. Baseado na suposta resolução do “iPhone XS Plus” — nome ainda indefinido —, a tela maior deve manter a mesma densidade de 458 pixels por polegada. A surpresa (ou nem tanto), é que essa resolução vazada de fato existe dentro do novo sistema operacional da Apple, ainda em fase de testes.

Como ainda não há uma forma de acessar e modificar os arquivos internos do iOS 12 em um iPhone verdadeiro, alteramos alguns códigos da ferramenta iOS Simulator disponível no Xcode beta. Esses programas são utilizados para que os desenvolvedores possam criar e testar aplicativos para iPhone, iPad e outros dispositivos, sendo que os betas permitem que esses apps sejam adaptados para as atualizações que serão lançadas em breve.

Diferente de outros sistemas operacionais que foram feitos para funcionar com os mais variados tipos de tela, a Apple constrói o iOS de uma forma muito específica. Dessa forma, não é possível fazer com que o sistema seja executado em uma resolução qualquer. Mas, ao forçá-lo a rodar nos 1242 x 2688 pixels com 458 pixels por polegada do tal “iPhone XS Plus”, conseguimos um simulador totalmente funcional.

Como estamos falando de uma versão de testes do sistema e de um aparelho que sequer foi anunciado, é normal que as coisas ainda não estejam totalmente adaptadas. Por algum motivo, a Dock na tela inicial e a barra de status são exibidas no padrão antigo, mas tudo indica que isso é apenas algo que ainda não foi adaptado para a nova resolução.

Vale lembrar também que a moldura é ilustrativa e exatamente a mesma do iPhone X, por isso o notch  ficou maior junto com a simulação do aparelho. O resultado final deve ficar próximo do conceito mostrado na primeira imagem desta publicação.

Então confira abaixo como devem ficar alguns dos aplicativos do sistema rodando na tela maior de 6.5 polegadas. De cara, já é possível notar que o tamanho maior traz um espaço considerável para o usuário.

Saúde

 Calendário

Mensagens e Teclado

Mapas

Fotos

News

Watch App

Basicamente, todos os aplicativos do sistema no iOS 12 já estão prontos para rodar nessa resolução maior. Se a Apple não fosse mesmo lançar um novo iPhone Plus com essas características, dificilmente gastaria tempo com essas adaptações. Os rumores também apostam em um terceiro novo iPhone com tela de 6.1 polegadas, mas ainda não existem informações sobre a resolução da tela deste modelo para testarmos.

Espera-se que a Apple irá anunciar a nova geração do iPhone em setembro deste ano, junto com a liberação do iOS 12 para todos os usuários.

Atualização (31/07/2018):

A Apple liberou ontem a quinta versão de testes do iOS 12 para os desenvolvedores. Para a nossa surpresa, ao executar a nova compilação com a suposta resolução do iPhone XS Plus, foi possível visualizar os aplicativos em modo paisagem como são exibidos nos modelos maiores. Ou seja, aproveitando melhor o espaço da tela grande.

Calendário

Contatos

Mensagens

Até então, com os testes feitos no iOS 12 beta 4, isso ainda não era possível. Isso indica que a Apple está mesmo trabalhando em um iPhone maior com essa resolução.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.