Geral

iPod nano “relógio” de sexta geração agora é considerado obsoleto pela Apple

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Se lembra do iPod nano de sexta geração, que ficou famoso por ser muito utilizado como “relógio”? De acordo com o site MacRumors, a Apple agora está comunicando suas lojas e centros autorizados de reparos sobre o fim do suporte técnico ao produto.

De acordo com uma página da empresa, um produto é considerado “clássico” ou “vintage” quando já está há mais de 5 anos fora do mercado. Neste caso, o usuário só consegue receber suporte técnico diretamente pelas lojas da Apple localizadas na Califórnia, Estados Unidos. Quando o aparelho completa 7 anos fora do mercado, ele se torna oficialmente obsoleto e não recebe mais qualquer tipo de suporte, independente do local.

No caso do iPod nano de sexta geração, o mini tocador de músicas foi anunciado por Steve Jobs em setembro de 2010 e descontinuado em setembro de 2012, com a chegada da sétima geração desta linha.

Steve Jobs anunciando os “novos” iPods em 2010. Foto: The Sun

Esta geração do iPod nano, especificamente, marcou os usuários dos produtos da Apple na época. Isso porque, diferente de todos os outros iPods nano já lançados, este modelo foi apresentado com uma minúscula tela quadrada e sensível ao toque, sem depender de outros botões. Por causa do seu formato, muitas pessoas acabaram comprando o tal iPod para usá-lo de relógio — e por isso é comum ouvir que este foi o “pai do Apple Watch”.

iPod nano de 6ª geração tinha até mesmo um “relógio do Mickey” no sistema.

Por enquanto, o iPod ainda não foi adicionado no site com a lista de produtos da Apple clássicos e obsoletos, mas isso é apenas uma questão de tempo. Se você não se encontra nos Estados Unidos e possui um iPod nano de sexta geração, talvez seja hora de conservá-lo para coleção.

Vale lembrar que, recentemente, a Apple descontinuou os iPods shuffle e nano, mantendo apenas o iPod touch de sexta geração nas lojas.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.