GeralNotíciasOutros assuntos

Pesquisa afirma que 98% dos consumidores que compraram os AirPods estão satisfeitos com o produto

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

De tempos em tempos, surgem algumas pesquisas para avaliar se as pessoas estão realmente satisfeitas com os últimos lançamentos — e não é diferente com a Apple. Desta vez, uma pesquisa feita pela Creative Strategies em parceria com a Experian revela números promissores: 98% dos consumidores que compraram os AirPods estão satisfeitos com o produto.

A pesquisa envolveu 942 pessoas que compraram os novos fones sem fio da Apple e responderam o quanto gostaram do produto em uma escala de 0 a 10, sendo 0 “muito insatisfeito” e 10 “muito satisfeito”. Ninguém disse que estava muito insatisfeito com os AirPods, e apenas 2% dos entrevistados relataram não terem gostado. Já dos 98% que aprovam o lançamento da empresa, 16% estão apenas satisfeitos, enquanto 82% se consideram extremamente satisfeitos.

Os resultados surpreendem, principalmente se comparado às pesquisas feitas com outros produtos da Apple em seus respectivos lançamentos. Para se ter uma ideia, o primeiro iPhone em 2007 e o primeiro iPad em 2010 atingiram 92% de satisfação, enquanto o Apple Watch no início de 2015 chegou em 97% — ou seja, um recorde para os AirPods.

Quem participou da pesquisa também teve que responder o que mais gostou nos AirPods em comparação com outros fones sem fio, e as principais respostas envolvem o pouco tempo necessário para recarregar os fones, o design do estojo dos AirPods, o emparelhamento rápido com os dispositivos da Apple, duração da bateria, e o conforto e segurança nas orelhas.

Os pesquisadores também pediram para os entrevistados descreverem os AirPods em poucas palavras e, curiosamente, as mais utilizadas foram: “encaixe”, “mágico”, “qualidade de som”, “conveniência”, “amor”, “bom som” e “duração da bateria”. Outro detalhe surpreendente é o índice de recomendação do produto por parte dos atuais consumidores, que atingiu a nota 75 — o iPhone fica um pouco abaixo com 72. Se um produto fica com esta nota acima de 50, ele já é considerado excelente, e notas acima de 70 representam algo extremamente recomendável, de “primeira linha”. A média geral de todos os produtos avaliados pelas empresas de pesquisa é 39.

Por fim, o grupo de pessoas selecionadas também mencionou outras coisas interessantes em comum, como por exemplo que “os AirPods são o lançamento mais legal da Apple nos últimos anos”, e que usar os fones sem fio fez com que eles ouvissem mais músicas em seu dia-a-dia. Já sobre os pontos negativos, a maioria concorda que faltam mais opções de controle para os fones — sem precisar da Siri.

Nota do editor:

Eu, particularmente, como um dos que compraram os AirPods, devo dizer que de fato o que eu vejo nos resultados desta pesquisa refletem no meu uso dos fones. Também acredito que os AirPods são mais legais do que os últimos iPhones, Macs, iPads ou qualquer coisa que a Apple tenha lançado recentemente. Os fones são extremamente fáceis de serem configurados, diferente de outros tradicionais sem fio, com boa qualidade sonora e uma bateria razoável. Também só tenho reclamações no quesito da falta de controles.

Por isso, provavelmente, ainda está tão difícil de conseguir achar os AirPods por aí. Comprando no site da Apple, a previsão de entrega é de até 6 semanas — mesmo no Brasil, em que os fones custam mais de mil reais. Em meio aos problemas com alguns de seus últimos lançamentos, a Apple acertou com os AirPods. Ponto para o Tim Cook!

Quer saber mais sobre os AirPods? Acesse a minha resenha completa! E você que já possui, também está satisfeito?

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.