AtualizaçõesiOS

Prepare seu iPhone, iPod touch ou iPad para receber o iOS 11 amanhã

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Amanhã, dia 19 de setembro, a Apple irá liberar para todos os usuários o iOS 11 — a próxima grande atualização do sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad que traz diversas novidades. Entre elas, está a Central de Controle redesenhada, novas vozes para a Siri, gerenciador de arquivos, tecnologia de realidade aumentada e uma nova experiência para o iPad. Para garantir que você atualize seus dispositivos com sucesso, separamos algumas dicas. Confira!

iOS 11 no iPad e iPhone.

Certifique-se de que seu dispositivo é compatível

Nem todos os aparelhos vão suportar o novo iOS 11. Confira abaixo a lista completa de quais poderão ser atualizados para esta e futuras versões do sistema.

  • iPhone 5s
  • iPhone SE
  • iPhone 6 e 6 Plus
  • iPhone 6s e 6s Plus
  • iPhone 7 e 7 Plus
  • iPhone 8 e 8 Plus
  • iPhone X
  • iPod touch de 6ª geração
  • iPad Air
  • iPad Air 2
  • iPad de 5ª geração (2017)
  • iPad mini 2
  • iPad mini 3
  • iPad mini 4
  • iPad Pro (todos os modelos)

Vale notar que alguns recursos são restritos aos aparelhos mais novos, como por exemplo a tecnologia de realidade aumentada, que requer o processador A9 ou mais novo.

Atualize seus aplicativos

Como já mencionamos aqui anteriormente, o iOS 11 abandona a antiga tecnologia de 32-bits. Por isso, aplicativos que não são atualizados há muito tempo podem não funcionar com a nova versão do sistema. Certifique-se de estar com todos os seus aplicativos da App Store atualizados. Além disso, alguns aplicativos podem apresentar problemas de incompatibilidade com o iOS 11 até eles serem atualizados. Por via das dúvidas, ative as atualizações automáticas da App Store no aplicativo Ajustes.

Faça um backup de todos os seus dados

Antes de instalar qualquer atualização do sistema, é extremamente importante realizar um backup completo de todos os seus dados. Dessa forma, caso algo dê errado durante o processo, você poderá restaurar o dispositivo sem perder informações como mensagens, fotos e mais. O backup de um iPhone, iPod touch ou iPad pode ser realizado de duas formas: iCloud e iTunes.

Nós temos um artigo especificamente sobre este assunto, que você pode conferir aqui. E se você quer saber mais sobre como manter um backup das suas fotos, leia este artigo especial.

Atualizar pelo próprio iOS ou computador?

As atualizações do iOS podem ser instaladas tanto pelo próprio aparelho (por meio do aplicativo Ajustes do sistema) e pelo computador (utilizando o iTunes). Você pode encontrar mais informações sobre o assunto neste artigo.

Tenha paciência

Quando a Apple libera atualizações do iOS, é normal que milhões de pessoas tentem baixá-las ao mesmo tempo. Por isso, o processo pode acabar sendo extremamente demorado, já que os servidores da Apple ficam sobrecarregados. Tenha paciência para instalar o iOS 11. De preferência, faça isso em um horário que você não precise utilizar seu iPhone ou iPad — geralmente durante a noite. Tente baixar a atualização em uma conexão rápida de internet.

E se algo der errado?

Se o iPhone, iPod touch ou iPad travar durante o processo de atualização, fique tranquilo. Mantenha pressionado o botão liga/desliga junto ao botão Início. Se você tiver um iPhone 7 ou 7 Plus (também vale para os lançados recentemente), pressione juntos o botão liga/desliga com o de diminuir volume. Em seguida, restaure o aparelho com o iTunes do computador — siga este tutorial para mais detalhes.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo e nós respondemos!

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.