Desde 2014, com o iPhone 6, os smartphones da Apple possuem chip NFC (comunicação por campo de proximidade). Inicialmente, a tecnologia foi utilizada apenas para o funcionamento do Apple Pay — que permite efetuar pagamentos com cartão apenas encostando o dispositivo na máquina — porém a empresa acabou expandido o uso para a leitura de algumas tags com o iOS 11. De acordo com o The Information, o iOS 12 irá liberar ainda mais usos do NFC para o iPhone e Apple Watch.
Destravando uma porta com o Apple Watch. Imagem: The Points Guy
A notícia diz que, nos últimos meses, vários funcionários da Apple têm utilizado seus iPhones e relógios para acessarem áreas restritas da sede da empresa, apenas encostando o dispositivo nas portas para destravá-las. Ao que parece, os engenheiros decidiram liberar no iOS 12 ainda mais usos para o chip NFC dos aparelhos, que devem ser integrados ao sistema como extensões do aplicativo Wallet — utilizado atualmente para gerenciar cartões, ingressos e passagens.
Alguns hotéis, por exemplo, já permitem que as portas sejam abertas com o iPhone ou Apple Watch, porém utilizam um aplicativo próprio e a conexão Bluetooth, que é muito menos segura em comparação ao NFC. A ideia é que, ao integrar esses recursos ao Wallet, tudo funcione como o Apple Pay: basta encostar e pronto. Nada de perder tempo procurando o aplicativo certo.
Outro uso do Apple Pay que deve ser liberado para todos é o de cartões do transporte público. Isso também é algo que já é possível atualmente, até mesmo de forma oficial. No Reino Unido e no Japão, esses cartões podem ser adicionados ao Apple Pay, porém tudo depende de parcerias com a Apple. Caso os rumores estejam certos, qualquer empresa poderá integrar seu cartão de transporte com o Wallet no iOS 12 para ser utilizado por aproximação.
O iOS 12 será anunciado para os desenvolvedores durante o evento inicial da WWDC 2018, que acontecerá no dia 4 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). Como sempre, o iHelp BR irá realizar no dia a cobertura completa de todo o evento.