Mac

Safari agora reproduz conteúdos do Netflix em 4K HDR no macOS Big Sur

O macOS Big Sur traz uma nova versão do Safari que, entre várias novidades, adiciona suporte para vídeos em 4K HDR. Os benefícios dessa mudança já apareceram para assinantes do serviço Netflix, que agora podem finalmente assistir aos conteúdos disponíveis em 4K HDR no Mac.

O Netflix já oferece conteúdos em 4K há bastante tempo, mas usuários de Mac nunca conseguiram reproduzi-los por conta de limitações internas, já que a plataforma utiliza o codec HEVC para os vídeos em alta resolução.

Mesmo depois que a Apple lançou novos modelos de Mac totalmente compatíveis com HEVC, a Apple demorou para atualizar o Safari com a nova tecnologia e isso fez com que a Netflix limitasse os vídeos do serviço na resolução 1080p para o macOS.

Com o macOS Big Sur, que ainda está disponível apenas para desenvolvedores, os usuários de Mac podem finalmente assistirem a filmes e séries no Netflix em resolução 4K. Títulos disponíveis em Dolby Vision e HDR10, que oferecem cores mais brilhantes e intensas, também podem ser assistidos com a nova versão do macOS.

Infelizmente, segundo a Apple, os vídeos em 4K HDR só funcionam em Macs lançados a partir de 2018. Isso significa que modelos mais antigos de Mac vão continuar reproduzindo filmes e séries no Netflix em 1080p, mesmo com o macOS Big Sur instalado.

O Netflix no Safari do macOS Big Sur me liberou a reprodução em 4K com Dolby Vision no MacBook Pro. Até então era apenas 1080p com Dolby Vision. Isso é incrível.

A Apple também habilitou o codec VP9 para aplicativos no iOS 14 e tvOS 14, que permite a reprodução de vídeos em 4K HDR no YouTube — algo que também era impossível até então no iPhone, iPad e Apple TV. O Safari do macOS Big Sur, porém, continua sem esse codec.

Como o AirPlay 2 agora suporta vídeos em 4K no iOS 14 e macOS Big Sur, faz sentido que a Apple esteja empenhada em permitir que os conteúdos sejam reproduzidos nessa resolução em todas as suas plataformas.

A prévia do macOS Big Sur está disponível apenas para desenvolvedores neste momento. Os interessados em testá-lo poderão se inscrever no site beta.apple.com ainda neste mês. A atualização oficial, porém, só deve ser lançada no final do ano.


Artigo publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.