iOSiPadiPhoneNotícias

Usuários descobrem novo código que trava dispositivos da Apple no iOS 11.2.5

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Se isso não parece ser novidade para você, bem, realmente não é. Mais uma vez, alguns usuários descobriram uma forma de travar praticamente todos os dispositivos da Apple (incluindo iPhone, Mac e Apple Watch) com apenas uma mensagem. Basicamente, ao receber um caractere “telugu” específico (da língua indiana), os sistemas operacionais da empresa apresentam diversos erros.

O problema em questão parece atingir apenas as versões mais recentes dos sistemas disponíveis para os usuários: iOS 11.2.5, macOS High Sierra 10.13.3 e watchOS 4.2.2. Ao receber o código em um aplicativo (como o Mensagens, Telegram ou WhatsApp), o usuário não consegue mais abrir ele até a mensagem desaparecer do histórico de conversas. A situação é mais grave ao receber esse caractere em uma notificação, que trava todo o sistema operacional. Em alguns casos, o aparelho até reinicia continuamente, sendo necessário restaurá-lo no iTunes.

Ao site iMore, a Apple disse que já sabe do problema e inclusive já o corrigiu no iOS 11.3 — que segue em fase de testes com desenvolvedores e usuários do Apple Beta Software Program. A empresa também garantiu que, para os demais usuários, será liberada muito em breve uma atualização que corrige o problema (provavelmente o iOS 11.2.6).

Recebi a mensagem maliciosa. O que fazer?

Se você recebeu o caractere em questão, peça para que a pessoa envie outra mensagem pelo mesmo aplicativo para a anterior não aparecer mais na lista. Assim que o aplicativo de mensagem abrir novamente, apague a conversa em que recebeu o código. Em alguns casos, como o do Telegram, você pode abrir sua conta em um computador para apagar a mensagem com o código.

Caso não queria esperar a atualização oficial, você pode instalar a versão de testes do iOS 11.3 e macOS High Sierra 10.13.4 se cadastrando no Apple Beta Software ProgramPor via das dúvidas, mantenha um backup atualizado do seu iPhone, iPod touch ou iPad, para o caso de ser necessário restaurar o dispositivo.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.