AppsMacNotícias

Aplicativo oficial do Twitter para Mac será descontinuado

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Sem muitos detalhes, o Twitter anunciou hoje por meio da própria rede social que o aplicativo oficial para Mac será descontinuado em breve. A decisão pegou muitos usuários de surpresa, que responderam negativamente ao comunicado da empresa.

“Estamos focando os nossos esforços em uma ótima experiência com o Twitter através das plataformas. Então, a partir de hoje, o aplicativo do Twitter para Mac não estará mais disponível para download, e não será mais suportado dentro de 30 dias.”

Essa, porém, não é a primeira vez que o aplicativo é abandonado pela empresa — que já deixou a versão para macOS sem qualquer atualização durante anos. Foi apenas no final de 2015 que o Twitter anunciou uma nova versão completamente redesenhada e com recursos mais atuais para os usuários de computadores da Apple. Agora, pouco mais de dois anos depois, o Twitter já não está mais disponível na App Store do Mac, e não se sabe o que vai acontecer com quem já possui o aplicativo instalado.

Em uma nota relacionada, o Twitter diz que seus usuários podem continuar acessando a rede social “com a experiência completa” no Mac por meio do site oficial. Obviamente, isso acabou levantando várias discussões, como o fato da App Store do Mac estar completamente abandonada. Há quem acredite que poucas pessoas utilizam de fato o cliente oficial no Mac, já que existem aplicativos muito renomados para utilizar o Twitter no Mac — como é o caso o Tweetbot, que infelizmente é pago e com valor pouco acessível.

O site 9to5Mac também cogitou a possibilidade do Twitter estar trabalhando em segredo com a Apple para desenvolver um novo aplicativo universal para iOS e macOS, considerando os rumores recentes sobre os planos da empresa de Cupertino para seus sistemas operacionais em 2018. Seja como for, quem utilizava o aplicativo oficial do Twitter para Mac já deve começar a procurar alternativas para acessar a rede social no computador.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.