O HomePod chegou recentemente às lojas de alguns países e já tem se tornado pauta de notícias desde então. Seja pela qualidade sonora incrível do produto, sua construção robusta e sem possibilidade de reparos ou agora pelas manchas que o alto-falante inteligente tem deixado nos móveis de alguns usuários, como relatou o site Wirecutter.
Após utilizar o HomePod durante alguns dias, o redator do site em questão percebeu que a mesa de madeira em que tinha deixado o aparelho estava com algumas manchas brancas bem notáveis. Após divulgar o acontecido na internet, a própria Apple confirmou que a parte inferior do HomePod pode causar esse tipo de mancha em algumas superfícies.
De acordo com uma nota oficial da empresa, o HomePod conta com uma espécie de suporte de silicone para evitar que o aparelho se mova com as vibrações do som. Em contrapartida, essas vibrações liberam um tipo de óleo quando entram em atrito com madeira, o que acaba causando as tais manchas brancas que podem ser vistas na foto acima.
A Apple mencionou também que as manchas não devem ser permanentes, e costumam desaparecer após alguns dias ao tirar o HomePod daquele lugar específico. Caso as manchas não sumam por conta própria, a empresa recomenda que o usuário limpe a superfície com um pano macio e úmido. Outra sugestão é não colocar o HomePod diretamente em superfícies de madeira.
Considerando a resposta rápida, provavelmente a Apple já sabia dessa situação antes mesmo de colocar o produto à venda. É no mínimo questionável a atitude de assumir que há um problema e oferecer alternativas como não deixar o produto em contato com madeira, sendo que o alto-falante em questão foi feito justamente para estar em cima de móveis da casa. E pelo jeito da situação, a empresa não pretende fazer alterações na produção do produto para evitar o problema em novas unidades.
O HomePod não é um produto barato, e certamente não é legal fazer com que os consumidores paguem caro por algo que sequer podem colocar onde desejam sem preocupações. Veremos se a resposta da Apple vai mudar com a repercussão do caso.