Rumores

Vaga de emprego da Apple sugere que a empresa quer lançar apps para Windows

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

A Apple atualmente oferece alguns programas para o Windows, como o iTunes e o Utilitário do iCloud. Mas pode ser que ainda mais aplicativos da empresa sejam lançados em breve para a plataforma da Microsoft. O site Neowin descobriu que a Apple está em busca de engenheiros para “criarem a próxima geração de apps multimídia para Windows”.

Com o lançamento do macOS Catalina neste ano, a Apple descontinuou oficialmente o iTunes, que foi substituído pelos apps Música, Podcasts e TV. No Windows, porém, já que não há outra alternativa, o iTunes ainda está disponível para que os usuários de PC possam acessar o Apple Music, a iTunes Store e também as ferramentas de backup e sincronização do iOS.

O iTunes foi até lançado na loja de aplicativos da Microsoft no ano passado, mas ainda como o clássico programa conhecido por todos. A vaga de emprego da Apple menciona que é um bom adicional ter experiência com a Plataforma Universal do Windows (também conhecida como UWP), então é de se imaginar que a companhia está de fato trabalhando em novos apps para o sistema.

Com o aumento nos investimentos em serviços, faz sentido para a Apple seus aplicativos para outras plataformas. O aplicativo Apple TV, por exemplo, está disponível em algumas TVs da Samsung e até mesmo no Fire TV da Amazon, assim como o Apple Music tem uma versão para Android. Parece plausível a ideia de ter esses apps no Windows, considerando que Apple não deve manter o suporte ao iTunes por muito tempo.

É interessante ressaltar também que os aplicativos “UWP” podem rodar tanto em computadores com Windows quanto no Xbox One, que é usado como central multimídia por várias pessoas. E isso pode ser crucial na expansão do Apple TV+.

Ainda não se sabe quando esses aplicativos serão anunciados, mas ainda deve demorar tendo em vista que eles estão procurando engenheiros para o trabalho no momento. Talvez novos detalhes sobre o assunto sejam revelados na WWDC 2020.


Texto publicado originalmente em inglês pelo autor no site 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.