Após o anúncio da Claro, a Vivo confirmou na tarde de hoje (29) por meio de um comunicado para a imprensa que também disponibilizará a tecnologia eSIM para seus clientes com iPhone e outros celulares compatíveis. A operadora liberou ainda ontem a função celular para o Apple Watch, que utiliza tecnologia similar.
Ao invés de um número próprio, o eSIM do Apple Watch utiliza o mesmo número da linha principal que está no iPhone. Dessa forma, basta se afastar do aparelho para que o relógio automaticamente receba as ligações, mensagens e acesse a rede de dados do seu plano já contratado.
É possível navegar em alguns aplicativos, conversar com a Siri e ouvir músicas no Apple Music sem estar com o iPhone por perto. O chip virtual também permite que o usuário utilize duas linhas telefônicas ao mesmo tempo no aparelho.
Ao contrário da Claro, a Vivo não especificou se o eSIM estará disponível para todos os clientes. No Apple Watch, por exemplo, é preciso assinar um plano pós-pago para habilitar o recurso de celular.
Neste momento, o eSIM só pode ser adquirido em uma das lojas físicas da Vivo. A ativação é feita pelo próprio iPhone por meio de um QR Code e requer a versão mais recente do sistema lançada no início dessa semana — o iOS 12.2.
Vale lembrar que a tecnologia eSIM só está disponível no iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max.