Ainda no final de agosto, nós noticiamos aqui que a Apple está trabalhando internamente no desenvolvimento de etiquetas rastreáveis — apelidadas de “Apple Tags” por enquanto. Agora, o site MacRumors trouxe ainda mais detalhes que corroboram os trabalhos nesse novo tipo de acessório da empresa. Uma captura de tela enviada por uma fonte do site mostra o menu “Itens” no app Buscar do iOS 13. Essa opção está escondida para os usuários, pois é utilizada para testes internos com o produto.
Como o acessório ainda não tem nome definido, o sistema se refere às etiquetas apenas como “B389”, que é um tipo de codinome interno. Dentro do novo aplicativo Buscar do iOS 13, os usuários vão conseguir adicionar as “Apple Tags” adquiridas para rastreá-las assim como os demais dispositivos. De acordo com o site, a etiqueta pode ser emparelhada com os dispositivos via Bluetooth em um processo similar ao dos AirPods.
Com ela ativada, basta colocá-la em qualquer objeto — como uma mochila, chave ou até mesmo um carro — para então rastreá-la por meio do novo aplicativo Buscar do iOS 13 e macOS Catalina. O app Buscar descreve a novidade com a frase: “coloque a etiqueta em suas coisas do dia a dia e nunca mais as perca“.
O usuário será notificado imediatamente em seus dispositivos quando se afastar de um item que esteja com a etiqueta da Apple. Também será possível emitir um alerta sonoro na tag para facilitar a busca pelo item, assim como já é possível com o iPhone e AirPods.
O mais interessante é que essa etiqueta também será compatível com o novo recurso “Buscar Offline” do iOS 13 e macOS Catalina, que utiliza os iPhones, iPads e Macs de todos os usuários ao redor do mundo para encontrar outros aparelhos que foram marcados como perdidos no sistema do iCloud mesmo quando estão sem conexão com a internet.
Apesar de todas essas informações, não há qualquer previsão para o lançamento oficial desse acessório.