Você provavelmente conhece o iTunes, a “central multimídia” da Apple para computadores. O programa foi inicialmente lançado apenas para reproduzir músicas, porém foi crescendo cada vez mais nos últimos anos. Passou a ser responsável pela sincronização dos iPods, iPhones, iPads, loja de filmes, Apple Music… e a lista segue. Hoje, o iTunes é alvo de reclamação por parte dos usuários, já que o programa ficou extremamente pesado e problemático. Para a surpresa de todos, a Apple decidiu que vai reverter a situação e lançou ontem uma atualização que remove do software a sincronização de aplicativos do iOS.
A partir de agora, não será mais possível baixar ou sincronizar aplicativos do iPhone e iPad pelo iTunes — processo que agora deve ser feito exclusivamente pelo próprio iOS. De acordo com a Apple, “o iTunes foi atualizado para focar em músicas, filmes, programas de TV, podcasts e audiolivros”. Na prática, não mudou muita coisa (ainda, espero). O iTunes continua sendo o iTunes, mas a mudança mostra que a Apple está atenta às reclamações e que deve seguir tentando melhorar a ferramenta.
A empresa aproveitou também para simplificar outras coisas, como por exemplo as aulas do iTunes U, que agora foram unificadas com o Podcast. Vale lembrar também que, há alguns meses, a Microsoft confirmou que o iTunes será lançado em breve na loja de aplicativos do Windows, e isso certamente deve facilitar a chegada do software por lá.
No Mac, a atualização para o iTunes 12.7 já está disponível na Mac App Store. Para os usuários do Windows, a nova versão pode ser encontrada no site oficial da Apple.