iTunes será disponibilizado na loja de aplicativos do Windows 10 até o final do ano

“O inferno congelou” — foi assim que Steve Jobs apresentou em outubro de 2003 a chegada do iTunes no Windows. Hoje, completamente de surpresa, a Microsoft anunciou por meio da conta oficial do Windows no Twitter que o iTunes será lançado na loja de aplicativos do Windows 10 até o final deste ano, facilitando para que os usuários do sistema encontrem, instalem e atualizem o aplicativo facilmente, sem a necessidade de baixar o instalador do site da Apple.

Além de praticidade para o usuário, a decisão de liberar o iTunes diretamente na Windows Store provavelmente aconteceu por conta do novo “Windows 10 S” — uma nova versão do Windows que rodará apenas os aplicativos disponíveis na loja, reconhecidos pela Microsoft, com foco em melhorar o desempenho e segurança do sistema para usuários que não precisam de muitos recursos.

O Windows 10 S será licenciado gratuitamente para instituições educacionais, e virá pré-instalado no Surface Laptop, o novo notebook da Microsoft que pode ser considerado um competidor direto do MacBook Air. Como o iTunes atualmente é disponibilizado apenas pelo site da Apple, os usuários destes computadores não conseguiriam, por exemplo, utilizar o Apple Music ou até mesmo sincronizar seus iPhones e iPads.

Por enquanto, nem a Microsoft e nem a Apple se pronunciaram com mais detalhes sobre o assunto. Considerando que o aplicativo só chegará na loja do Windows no final do ano, é muito provável que a Apple vai aguardar sua próxima grande atualização para o lançamento — que certamente deve ser anunciada para desenvolvedores no próximo mês, durante a WWDC 2017.

Resta aguardar por mais informações.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes