iOS 11.3 traz novo menu “Saúde da Bateria”, permitindo desativar a redução de performance em iPhones com baterias degradadas

A Apple liberou hoje a segunda versão beta do iOS 11.3 aos desenvolvedores, e a sua principal novidade é a tela Saúde da Bateria, conforme havia prometido há algumas semanas. Nela, os usuários poderão verificar o estado atual de degradação da bateria de seu dispositivo, e em casos aonde haja redução de performance do aparelho, será possível desativar o recurso.

Em um artigo de suporte publicado nesta tarde (ainda não traduzido para o português), a empresa explica detalhadamente como funciona a bateria do iPhone, como maximizar sua vida útil, e demonstra como funciona o novo recurso. De acordo com o artigo, todos os dispositivos a partir do iPhone 6 atualizados para o iOS 11.3 terão a redução de performance desativada, e caso haja algum desligamento inesperado, ela será reativada automaticamente, podendo ser novamente desativada pelo usuário.

A Apple ainda fala que modelos anteriores ao iPhone 6 não receberão a o novo menu, pois não são afetados pela redução de performance. Já os novos iPhones 8, 8 Plus e X possuem tecnologias mais modernas de hardware e software, que provêm estimativas mais precisas das necessidades de uso da bateria e de sua capacidade de maximizar a performance geral do sistema. Apesar disso, a empresa destaca que, assim como qualquer bateria recarregável, elas ainda perderão sua capacidade com o tempo, fazendo-se necessária uma troca no futuro. Por conta deste motivo, estes modelos também contam com a nova tela no aplicativo Ajustes.

Após a capacidade da bateria atingir um percentual inferior a 80% de sua capacidade original, o novo menu exibirá um alerta de que a peça necessita ser trocada, e aconselhará o usuário a levar seu aparelho a um Centro de Serviço Autorizado Apple, para realizar o reparo. Vale notar que a empresa está oferecendo o serviço pelo valor promocional de R$ 149, até o próximo dia 31 de Dezembro, para qualquer modelo a partir do iPhone 6. O reparo pode ser realizado em assistências técnicas autorizadas, ou pela própria empresa, em qualquer Apple Store, ou solicitando o serviço pela sua página oficial de suporte.

O iOS 11.3 encontra-se atualmente em testes, e será compatível com todos os dispositivos rodando a última versão do sistema. Não há previsão para seu lançamento público.

Luiz Fernando Paes

Luiz Fernando tem 19 anos, e é editor do iHelp BR. Acreano, é um músico amador e apaixonado por tecnologia e mundo Apple desde que ganhou seu primeiro iPod touch de segunda geração em 2010. É atualmente um amante de seu iPhone X.

Publicações Recentes