iOS 11 permite compartilhar a senha de redes Wi-Fi com dispositivos próximos

Você provavelmente já precisou pedir a senha de uma nova rede Wi-Fi para alguém, ou até mesmo já teve alguém que te pediu isso. Pode ser chato ter que passar a senha para várias pessoas, porém, com o iOS 11, a Apple tenta minimizar este problema. Com a atualização, que será lançada em breve, os usuários podem compartilhar a senha das redes Wi-Fi entre iPhones, iPads e Macs próximos.

Compartilhamento da senha de redes Wi-Fi no iOS 11.

O processo não poderia ser mais simples: ao tentar se conectar em uma rede Wi-Fi desconhecida, sem ter a senha salva, o sistema reconhecerá se algum dispositivo próximo tem a rede em questão cadastrada. Caso ele encontre algum, o outro usuário pode permitir o acesso à rede Wi-Fi com apenas um toque.

Neste caso, a troca da senha é realizada em segundo plano por meio dos recursos de continuidade e Handoff — ou seja, é necessário que os dois aparelhos estejam com o Wi-Fi e Bluetooth ativados para utilizar o recurso. Além disso, ambos devem necessariamente ter o iOS 11 ou o macOS High Sierra instalado.

Há também uma outra solução, esta que não requer outro dispositivo por perto. O iOS 11 agora consegue ler códigos QR sem a necessidade de ferramentas de terceiros, já que a função foi embutida no aplicativo de Câmera do sistema. Uma das possibilidades agora é se conectar à redes Wi-Fi apenas escaneando um código QR que contenha as informações de senha.

O recurso pode se tornar extremamente se adotado por estabelecimentos como lojas e restaurantes, que poderiam apenas fornecer um código para os clientes escanearem e, assim, utilizarem a internet do local.

O iOS 11 ainda se encontra em fase de testes, porém já deve ser liberado para todos os usuários em meados do próximo mês. Os interessados em testarem as novas versões prévias do sistema podem se cadastrar gratuitamente no Apple Beta Software Program.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes