DestaquesGeraliOSRumores

Mark Gurman revela mais detalhes sobre o futuro iOS 10

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Falta pouco mais de uma semana para o evento inicial da WWDC 2016 em que a Apple irá apresentar várias novidades para seus sistemas operacionais e serviços, incluindo o iOS 10. O site 9to5Mac publicou uma lista com algumas informações obtidas por Mark Gurman — antigo editor do site e com várias fontes na Apple — sobre algumas mudanças que devem aparecer na próxima versão do sistema operacional do iPhone, iPod touch e iPad.

iOS 9

De acordo com as fontes de Gurman, o iOS 10 passará sim por certas mudanças visuais — porém não devem ser tão radicais quanto o iOS 7. O sistema deve ganhar mais cores e alguns elementos devem ser redesenhados, com destaque para as notificações, além de aprimoramentos em quase todos os aplicativos nativos.

Corroborando um rumor divulgado no início do ano, as informações são de que o aplicativo Fotos do iOS 10 passará por grandes mudanças, trazendo inclusive vários recursos que faziam parte do extinto iPhoto. O novo Fotos deve contar com opções mais complexas de brilho, contraste, nível das cores e até mesmo as informações EXIF para edição de imagens. Outra novidade será a possibilidade de escrever e desenhar nas fotos, recurso que funcionará de forma bem similar ao que já existe no Snapchat e outros aplicativos da App Store.

Outro assunto que também já foi cogitado por rumores é a atualização notável que a Apple deve fazer no Apple Music, algo que as fontes de Gurman confirmam. De acordo com pessoas que já viram as versões internas do iOS 10, o novo aplicativo Música tem o visual mais parecido com o do Spotify, utilizando uma interface escura e com maior destaque para as capas dos álbuns. Alguns menus também devem mudar porém, no geral, a disposição dos elementos na tela ainda deve ser mantida.

A Siri, como muitos imaginaram, deve ser o grande destaque do evento. Além de chegar ao Mac pela primeira vez, a assistente deve ficar muito mais inteligente e ser capaz de executar vários novos recursos. A Apple estaria planejando realizar diversas demonstrações com as novidades da Siri no palco, o que inclui a integração da assistente com os aplicativos de terceiros — graças ao novo SDK. É bem provável, inclusive, que os aplicativos passem por um processo rigoroso de testes para que possam utilizar a API da Siri.

Com o iOS 10 a Apple também deve continuar expandido os recursos do Wallet e do Apple Pay. Além de novos países compatíveis — e esperamos que o Brasil esteja incluso — a atualização do sistema deve permitir que os usuários enviem pagamentos para outros dispositivos via iMessage. Não há muitos detalhes sobre como isso deve funcionar porém, basicamente, tendo um cartão de crédito ou débito registrado no serviço, será possível transferir uma quantia em dinheiro para outra pessoa à distância — valor que provavelmente poderá ser utilizado por meio do Apple Pay. Os engenheiros também estariam trabalhando em um novo sistema de encriptação para tornar o iOS ainda mais seguro.

Por fim, Mark Gurman comenta também sobre alguns outros rumores recentes que estão circulando na internet. O tão aguardado novo MacBook Pro com Touch ID e teclas de funções em um painel OLED sensível ao toque é verídico, porém não deve ser apresentado na WWDC 2016 e provavelmente ficará para o final do ano. Gurman desmentiu os boatos sobre a mudança no ciclo de grandes mudanças no iPhone de 3 em 3 anos e disse que isso provavelmente só aconteça desta vez com o iPhone 7, que será realmente uma “pequena” atualização comparada ao 6s.

Gurman finaliza reforçando que as mudanças no iPhone lançado em 2017 serão mesmo radicais, citando que o aparelho deve contar com bordas ultra-finas e uma tela maior, além de ter o sensor Touch ID integrado na tela do aparelho — o que provavelmente resultará no fim do botão Início. Apesar de não citar detalhes, Mark Gurman diz também que o projeto do “Apple Car” é muito animador.

O evento inicial da WWDC 2016 acontecerá no dia 13 de junho, às 14 horas pelo horário de Brasília. O iHelp BR realizará a cobertura completa do evento com live-blogging durante a apresentação e diversos artigos aprofundados sobre as novidades anunciadas posteriormente. Fiquem ligados!

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.