O que há de novo na terceira versão de testes do iOS 11

Pouco mais de um mês após o anúncio na WWDC 2017, a Apple liberou ontem para os desenvolvedores a terceira versão de testes do iOS 11 — a próxima grande atualização do sistema operacional dos iPhones e iPads que traz um novo gerenciador de arquivos, Central de Controle redesenhada, tecnologias de realidade aumentada e muito mais.

iOS 11 no iPad e iPhone.

Confira algumas das mudanças que já encontramos na última atualização do sistema.

Fechando aplicativos no iPad

Nas primeiras versões beta do iOS 11 no iPad, o usuário precisava manter o dedo pressionado nos aplicativos abertos na Central de Controle por alguns segundos para poder fechá-los. Agora, basta deslizar para cima até tirá-los da tela.

macOS Server no aplicativo Arquivos

Uma opção para acessar o macOS Server (por algum motivo ainda com o nome de OS X Server) apareceu no aplicativo Arquivos do iOS 11 nesta atualização. Apesar disso, por enquanto, o recurso ainda não funciona.

macOS Server no aplicativo Arquivos do iOS 11.

Ícones nas ações da Central de Controle

Como já mostramos aqui, a Central de Controle do iOS 11 foi completamente redesenhada e agora conta com várias ações extras em cada ícone. Na terceira versão beta, estas ações agora contam com ícones para ilustrar o que cada uma faz — basicamente os mesmos que aparecem ao usar o 3D Touch na tela inicial.

Reproduzir Vídeos Automaticamente na App Store

Entre várias mudanças na App Store do iOS 11, os vídeos de demonstração dos aplicativos passaram a ser reproduzidos automaticamente. Agora, porém, o usuário pode desabilitar isso definitivamente ou apenas enquanto estiver usando uma conexão de dados com a operadora.

Ajustes de reprodução automática de videos na App Store do iOS 11.

Transmissão da tela

Ao pressionar o botão para gravar a tela do aparelho na Central de Controle do iOS 11, há um novo botão para “Iniciar Transmissão” (ou Start Broadcast em inglês). Por enquanto, nada acontece ao apertá-lo, mas o nome sugere que será possível transmitir a tela ao vivo para outras pessoas em breve. Quem descobriu a novidade foi o nosso leitor Bruno Nascimento.

iMessage no iCloud

Apesar do recurso já estar presente nas versões anteriores, só agora a sincronização de todas as mensagens na nuvem em tempo real começou a funcionar de verdade. Além disso, a opção agora aparece junto aos demais aplicativos do iCloud e com informações mais detalhadas nos ajustes do aplicativo Mensagens.

Backup do iMessage no iCloud com o iOS 11.

Backup do iMessage no iCloud com o iOS 11.

Central de Notificações

A Central de Notificações agora é integrada com a Tela de Bloqueio do iOS 11 e, em uma tentativa de economizar espaço na tela, o sistema ocultava automaticamente as mais antigas — sendo necessário puxá-las manualmente. Agora, as notificações voltaram a aparecer todas de uma vez.

Mais refinamentos no Apple Music

Com o iOS 11, os assinantes do Apple Music podem criar um perfil público para que seus contatos possam ver o que você está ouvindo e quais são as suas playlists. A Apple segue fazendo mais refinamentos no aplicativo para reforçar as novidades.

Elementos maiores no aplicativo Tempo

Seguindo uma nova tendência visual da Apple, os elementos do aplicativo Tempo ficaram ainda maiores.Aplicativo Tempo no iOS 11.

Aprimoramentos no aplicativo Saúde

Assim como o iMessage, os dados de Saúde também são sincronizados no iCloud com o iOS 11. E agora, o aplicativo deixa isso mais claro para os usuários, desde a tela de boas-vindas aos detalhes de todas as informações copiadas.

Aplicativo Saúde no iOS 11.

Sincronização inteligente de senhas entre sites e aplicativos

A terceira versão beta do iOS 11 trouxe mais uma nova API para os desenvolvedores, que permite sincronizar as senhas entre sites e aplicativos. Um exemplo: se você acessar abrir seu email pelo Safari e depois baixar o aplicativo, não será necessário digitar a senha da sua conta novamente. Isso, é claro, vai depender da adoção de cada desenvolvedor em seus aplicativos.

E aí, você encontrou alguma outra novidade? Compartilhe conosco! Vale lembrar que o iOS 11 só deve ser lançado oficialmente para todos os usuários em setembro deste ano. Se você quer testar o sistema antes, pode se inscrever no Apple Beta Software Program — mas esteja ciente dos problemas que isso pode causar.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes