DestaquesiPadRumores

Surgem mais rumores sobre novo iPad Pro com Face ID e processador de oito núcleos

Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Enquanto alguns analistas já especulavam, fontes confiáveis da Bloomberg “confirmaram” nesta semana que a Apple está de fato trabalhando em uma nova geração do iPad Pro com visual redesenhado e outras novidades. Além disso, o site chinês MyDrivers divulgou que a empresa já está negociando com a TSMC para o início da produção de um novo processador com oito núcleos para o tablet.

Sobre o processador, as informações são de que a Apple pretende utilizar um chip (provavelmente chamado “A11X Bionic”) com oito núcleos, sendo cinco núcleos econômicos e três núcleos de alta potência. O chip A11 Bionic do iPhone 8 e o iPhone X, por exemplo, conta com quatro núcleos econômicos e dois de alta potência — que podem funcionar em conjunto, quando necessário.

Os testes já realizados com os dois smartphones mostram que o A11 Bionic é o processador móvel mais rápido até então, ganhando inclusive do A10X Fusion nos atuais iPads e até mesmo de alguns MacBooks com processadores Intel. Este também é o primeiro chip a utilizar um processador gráfico desenvolvido pela própria Apple, então já é de se imaginar a potência de um iPad com o suposto A11X Bionic.

Já sobre o iPad em si, o relato da Bloomberg menciona que a próxima atualização da linha Pro será inspirada no recém-lançado iPhone X, trazendo novidades como a tecnologia de reconhecimento facial e o fim do botão Início, resultando em bordas mais finas na tela. Não será dessa vez, porém, que o tablet irá contar com uma tela OLED — já que o custo de produção ainda é muito alto para telas maiores.

O site iDropNews, com a ajuda de Benjamin Geskin, criou algumas imagens de conceito imaginando como seria este novo iPad Pro baseado no design do iPhone X. Confira:

O site destaca que a Apple poderia não adotar o “recorte” no topo da tela do iPad, já que o tamanho do produto permitiria bordas levemente maiores do que no iPhone X — e a própria empresa sempre reforçou que é útil ter um mínimo de bordas no tablet para facilitar a experiência de uso. Porém, não seria surpresa ver um iPad com bordas super finas e um “notch” em cima.

Quando isso vai acontecer exatamente, ninguém sabe. Nesse ano, a Apple lançou a segunda geração do iPad Pro durante a WWDC 2017, em junho. Porém, o primeiro iPad Pro foi anunciado em setembro de 2015, enquanto a versão menor chegou em março do ano seguinte.

Considerando que a Apple ainda está enfrentando problemas na produção do iPhone X principalmente por conta dos sensores do Face ID, este novo iPad não deve chegar tão cedo se realmente for utilizar a mesma tecnologia.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.