Versão com celular do Apple Watch Series 3 pode ser lançada em breve no Brasil

Anunciado em setembro deste ano, o Apple Watch Series 3 começou a ser vendido no Brasil há apenas alguns dias, porém com um detalhe: apenas na versão GPS. Até o momento, nenhuma operadora brasileira conta com a tecnologia necessária para que a versão com celular funcione aqui, e existem até mesmo algumas restrições relacionadas pela ANATEL. Curiosamente, a mesma agência brasileira acaba de homologar o Apple Watch Series 3 com celular.

Como mostra a documentação oficial da ANATEL — Agência Nacional de Telecomunicações —, as versões com rede celular (LTE) do novo Apple Watch Series 3 foram certificadas e já estão autorizadas a serem vendidas no Brasil. Como já mencionamos em outro artigo, somente a versão com GPS está sendo comercializada por aqui até o momento, porém não existem modelos em aço inoxidável ou cerâmica sem a rede 4G, forçando os consumidores brasileiros a adquirirem um Apple Watch de alumínio.

Como até então não havia qualquer homologação ou preparo das operadoras para isso, mesmo quem comprou um Apple Watch Series 3 com celular em outro país não consegue utilizar o recurso aqui no Brasil. Mas isso pode mudar em breve. Curiosamente, a Apple homologou três modelos do relógio: A1889 (38 milímetros), A1891 (42 milímetros) e A1861 (42 milímetros). Os dois primeiros são os mesmos vendidos na Austrália, Europa e Japão — compatíveis com o 4G brasileiro na frequência 2600MHz (banda 7). Porém, o modelo A1861, utilizado nos Estados Unidos, não suporta a frequência do Brasil.

Qual seria então o motivo então da Apple ter homologado este modelo? Não dá pra dizer ao certo quais são os planos da empresa, mas pode ser apenas para que eles possam prestar assistência técnica até mesmo para os clientes que compraram o relógio nos Estados Unidos — ou vão vender o relógio compatível apenas com a rede 3G daqui (a Apple já fez isso com o iPhone 5, por exemplo).

Pois bem, os aparelhos já estão homologados, agora depende é claro das operadoras disponibilizarem essa tecnologia para que seja possível comercializar o produto normalmente no país. Como isso tudo acabou sendo uma surpresa, não sabemos se a Apple já estava realizando negociações com elas ou se aguardava o parecer da ANATEL sobre o produto para depois discutir o assunto.

No Twitter, a operadora Vivo mencionou em resposta a um usuário que está trabalhando para implementar a tecnologia e-SIM em sua rede, necessária para o funcionamento do Apple Watch Series 3 com celular.

Nenhuma das outras operadoras brasileiras comentaram o assunto até o momento. Em nota ao iHelp BR, a assessoria de imprensa da Apple Brasil disse apenas que não há previsão de lançamento para a versão celular do Apple Watch Series 3 por aqui, sem confirmar ou negar diretamente qualquer boato.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes