Códigos do HomePod revelam ainda mais detalhes sobre o iPhone 8

Nós já descobrimos, entre várias coisas, que o iPhone 8 deve contar com câmeras que gravam vídeos em 4K a 60 quadros por segundo e que o sistema de reconhecimento facial deve funcionar até mesmo com o dispositivo “deitado” na mesa. Agora, encontramos ainda mais detalhes sobre como deve ser a próxima geração do smartphone da Apple.

Carregamento por indução

Logo no início dos rumores sobre os iPhones de 2017, surgiram alguns boatos sobre a Apple utilizar uma nova tecnologia de carregamento completamente sem fio. Posteriormente, alguns analistas afirmaram que a empresa não conseguiu finalizar a tecnologia em tempo para ser lançada neste ano e, por isso, o iPhone 8 contaria apenas com um novo sistema de carregamento por indução. Baseado em informações encontradas no firmware do HomePod, nós conseguimos corroborar estes rumores.

Note a presença do código “_CanChargeInductive“, que traduzido significa algo como “pode ser carregado por indução”. Outra curiosidade é que os códigos também mencionam um novo ícone de bateria criado especialmente para o iPhone 8, como mostra a imagem abaixo em “batteryglyphs-D22” — sendo D22 o código interno do novo iPhone.

Note também na mesma imagem a presença de códigos que sugerem novos botões no aplicativo Câmera para serem utilizados apenas no iPhone 8.

Logo quando o iOS 11 foi liberado para os desenvolvedores, descobriu-se que o sistema conta com um novo som de carregamento ainda não utilizado, cogitando-se a possibilidade de ser algo para o carregamento por indução dos novos iPhones.

“Status Bar” invertida em alguns aplicativos

De acordo com o firmware do HomePod, alguns aplicativos poderão utilizar a “Status Bar” — aquela barra superior com informações da operadora, bateria e afins — invertida na tela, ou seja, na parte de baixo. O aplicativo Câmera, por exemplo, é um que já deve utilizar essa função por algum motivo.

Repare em “isTopBarInvertedForModerniPhone” ou algo como “a barra superior fica invertida no iPhone moderno”. Lembrando que “Modern” é uma das formas que a Apple utiliza para se referir ao novo iPhone nos códigos.

Botão liga/desliga com mais funções

Em várias imagens que vazaram de peças que supostamente seriam do iPhone 8, percebe-se que o botão liga/desliga do aparelho ficou maior por algum motivo desconhecido. Descobrimos então nos códigos do HomePod algo curioso: uma função chamada “lockButtonAppropriateForShutter“, ou “botão de bloqueio é apropriado para captura de fotos”. Como isso vai funcionar? Ninguém sabe.

Novas opções de acessibilidade

Ao revelarmos a possibilidade do iPhone 8 ter um sistema de reconhecimento facial que funciona até mesmo com o aparelho “deitado”, entre outras informações, encontramos também uma nova opção relacionada aos ajustes de acessibilidade. Ao que parece, o iPhone 8 realmente terá novas configurações exclusivas de acessibilidade, baseado em “Accessibility-d22“.Nova tela de bloqueio e “Status Bar”
Encontramos também em outra parte do sistema mais algumas informações interessantes: “usesModernBar” e “Modern Lockscreen“, o que nos faz cogitar a possibilidade do iPhone 8 contar com alguns elementos visuais do sistema redesenhados, no caso, a tela de bloqueio e a barra superior (Status Bar) — esta última provavelmente para encaixar as informações entre o corte no topo da tela.

Outras descobertas

Recentemente, o desenvolvedor Steve Troughton Smith encontrou ainda mais indícios sobre o novo botão Início, que será completamente virtual e simulado na tela do aparelho. De acordo com os códigos encontrados por ele, o botão teria a capacidade de ficar “escondido” em algumas situações, como ao assistir a um vídeo, por exemplo.

Já o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo descobriu que será possível cadastrar mais um rosto no “Face ID” do iPhone 8, além de um novo recurso que silencia automaticamente as notificações quando o usuário estiver olhando diretamente para a tela do aparelho — também algo relacionado ao reconhecimento facial.

Mais uma vez, vale reforçar que, apesar de tudo isso ser mencionado no sistema, não necessariamente estará presente na versão do final do novo iPhone — até porque a Apple pode estar apenas testando recursos para os modelos dos próximos anos. De qualquer forma, essa montanha de informações disponibilizadas pelo firmware vazado do HomePod não deixa de ser muito interessante.

A edição especial de 10 anos do iPhone já deve ser anunciada oficialmente no próximo mês.

Filipe Espósito

Filipe é o criador do iHelp BR. Sempre fascinado por tecnologia, começou a se interessar pela Apple após ganhar o primeiro iPod touch, em 2007. Com a falta de conteúdos sobre a Apple no Brasil, na época, decidiu abrir o iHelp BR para compartilhar dicas e notícias. Entre seus dispositivos mais recentes estão um iPhone 6 Plus, MacBook Pro de 13 polegadas, Apple Watch Series 2 e os novos AirPods. Atualmente está cursando graduação em Jornalismo.

Publicações Recentes