A Apple irá apresentar em breve aos desenvolvedores a primeira versão de testes do iOS 11 — com os rumores indicando que a atualização trará, entre vários novos recursos, uma repaginada no visual. A última vez que o iOS passou por uma grande mudança em seu design foi em 2013 com o iOS 7, que introduziu o “flat design” e marcou o fim do “skeumorfismo” Mas, e agora, como a Apple poderia alterar mais uma vez o visual do sistema do iPhone e iPad? Nós acreditamos que o caminho está no atual aplicativo Música do iOS 10 e, por isso, fizemos alguns conceitos para demonstrar como o iOS 11 deve ser.
Com o iOS 10, a Apple pode ter dado uma prévia de como será todo o sistema futuramente. O aplicativo Música, News e, posteriormente, o TV — estes dois últimos indisponíveis no Brasil até agora — trouxeram um visual diferente do que existia no ecossistema da Apple até então. As várias cores em fundos translúcidas e fontes super finas foram substituídas por fundos monocromáticos, elementos maiores e fontes mais grossas.
Mas, além de imaginar como seria todo o iOS neste estilo, decidimos imaginar também mais uma vez o tão falado “Modo Escuro”. No ano passado, nós criamos um conceito de Modo Escuro para o iOS baseado no aplicativo da WWDC 2016. Apesar do recurso não ter sido lançado pela Apple, códigos internos do iOS 10 indicam que isso está realmente sendo testado pela empresa — e temos esperança de que venha com o iOS 11.
Sem mais enrolação, vamos ao conceito.
Música
Como mencionamos, a ideia de um novo visual para o iOS gira em torno do atual aplicativo Música. Por isso, neste caso, nós apenas criamos então como seria uma alternativa dele no “Modo Escuro”.
As cores se inverteriam, com o fundo sendo preto e os textos brancos. Assim como no outro conceito, o Modo Escuro poderia ser programado para ativar automaticamente em determinado horário do dia — assim como o Modo Noturno (Night Shift).
Ao invés da tradicional barra superior, o nome do menu que o usuário está visualizando naquele momento aparece em negrito e com muito mais destaque no topo da tela, agora alinhado ao lado esquerdo. A barra de pesquisa também fica maior, podendo ter algum botão ao lado. No caso do Mail e de outros aplicativos que não possuem uma cor específica e utilizam o azul tradicional em alguns elementos, a cor seria apenas invertida para o laranja no Modo Escuro.
No conceito, a janela para enviar um novo email abre no mesmo estilo que a tela de “Reproduzindo Agora” do aplicativo Música. Ao utilizar o Modo Escuro, outros elementos do sistema como o teclado e recursos relacionados ao 3D Touch também mudam de cor.
Contatos (Aplicativo Telefone)
Relógio
Se o aplicativo Relógio atual do iOS é exclusivamente escuro, fizemos o caminho inverso no conceito e criamos uma versão clara — também nos moldes do aplicativo Música. A ideia é que todos os aplicativos tenham uma versão clara e outra escura.
Mensagens
Saúde
Curiosamente, o aplicativo Saúde no iOS 10 trouxe também alguns elementos visuais maiores, mais uma vez reforçando que esta provavelmente é uma tendência a ser adotada pela Apple em todo o sistema futuramente.
Ajustes
Para o aplicativo Ajustes, além da mudança visual e o tema escuro, foi pensado também em uma melhor organização das configurações por categorias, como “sinal” e “notificações e controles”.
Novamente, espera-se que, com a implementação de um novo visual e até mesmo de um Modo Escuro, os desenvolvedores possam atualizar seus aplicativos para o novo padrão. Vale lembrar mais uma vez, porém, que as imagens se tratam apenas de conceitos que mostram como poderia ser o iOS 11 — e não necessariamente a Apple irá fazer algo assim.
Os rumores para o iOS 11 até o momento envolvem melhorias no iMessage e Apple Music, FaceTime em grupo, recursos mais avançados para a Siri e novidades específicas para a experiência de uso do iPad. A nova versão será apresentada no evento inicial da WWDC 2017, no dia 5 de junho, às 14 horas (horário de Brasília). O iHelp BR realizará a cobertura completa do evento com live-blogging durante a apresentação e diversos artigos aprofundados sobre as novidades anunciadas posteriormente.