iPhone

iPhones 8 e X suportam carregamento sem fio à distância

Carregador sem-fio para iPhone.
Este artigo foi publicado há mais de 4 anos. Algumas informações podem estar desatualizadas e sem validade para os dias atuais.

Desde o ano passado, vários rumores sugeriram que a Apple iria adotar uma nova tecnologia de carregamento sem fio à distância nos novos iPhones deste ano. Os iPhones 8 e X foram anunciados recentemente, porém com carregamento por indução (Qi). Acontece que a empresa não disse que os novos aparelhos também podem ser recarregados sem estarem necessariamente encostados em uma base.

Carregador sem-fio para iPhone.

Com as primeiras unidades do iPhone 8 sendo entregues para quem comprou na pré-venda, descobriu-se que ele (e provavelmente o iPhone X) já contam com um padrão mais novo da tecnologia Qi, que dispensa a necessidade de colocar o dispositivo na base para recarregar a bateria. E já tem quem esteja explorando o recurso.

A startupPi” criou um carregador capaz de enviar energia para até quatro dispositivos ao mesmo tempo sem a necessidade de fios ou de estar com o aparelho encostado nele. A distância não é muito grande, funciona com um alcance máximo de 30 centímetros, mas já é o suficiente para você deixar o carregador na mesa e poder usar o iPhone sem interromper a carga.

Os interessados já podem se cadastrar no site para serem avisados assim que o produto chegar às lojas. Ainda não há data nem valor definido, porém a empresa diz que pretende lançar o acessório por aproximadamente 200 dólares (R$ 625,00) — bem mais do que os 30 dólares de um carregador Lightning ou uma base de indução.

E aí, será que vale pagar tudo isso para se libertar dos fios? E por que será que a Apple não destacou isso no lançamento? Deixe sua opinião nos comentários!

Com informações de 9to5Mac.

Sobre o autor

Filipe Espósito é jornalista especializado em tecnologia. Criou o iHelp BR em 2009 para compartilhar dicas sobre dispositivos Apple e hoje também utiliza o espaço para cobrir notícias de tecnologia em geral. Atualmente também é editor do site especializado 9to5Mac.